Uma das mais importantes glândulas do corpo humano, a tiroide tem um papel muito importante na secreção de hormônios. Seu tamanho (cerca de 13 gramas) é desproporcional à relevância que possui para o organismo.

A tiroide executa as tarefas de supervisionar, estimular e induzir todos os órgãos e funções do corpo humano em uma determinada seqüência.

Essa glândula endócrina responde pela produção de hormônios, como a triiodotironina ou T3 e tiroxina ou T4. Os altos e baixos desse hormônios causam as duas principais doenças da tireóide, hipotiroidismo e hipertiroidismo.

As Doenças da Tiroide

Já se constatou que 15% da população acima de 45 anos sofre de problemas na tireóide.

Estas alterações ocorrem devido ao próprio envelhecimento da glândula e a processos orgânicos normais e outras causas, como, por exemplo, a própria gravidez. Por isso, as doenças tiroideanas são cinco vezes mais freqüentes entre as mulheres, principalmente entre as que tiveram filhos.

Pesquisas médicas indicam que a incidência do hipotiroidismo na população adulta masculina gira em tomo dos 3%, enquanto nas mulheres salta para 15%, sempre depois depois dos 45 anos.

No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas sofrem os efeitos do bócio endêmico, ou papo, causado pela inatividade da tiroide, devido à carência crônica de Iodo. Hoje em dia a população brasileira recebe suplementação de Iodo por meio do SAL IODADO e o aparecimento de novos casos de bócio endêmico vem diminuindo drasticamente.

As mais freqüentes doenças da Tiroide são:

Nódulos Tiroidianos Tireoidite de Hashimoto Tireoidite Crônica Hipotiroidismo Hipertiroidismo Câncer de Tireoide Hipotiroidismo Congênito Tiroide e Gestação

Veja também mais detalhes consultando nossos folhetos Eles estão disponíveis gratuitamente para você tirar suas dúvidas, e contém muitas informações importantes.